Fotografia em esporte equestre

Fotografia em esporte equestreA fotografia traz em si um encanto estético representado pela luz, cores e composição de imagem. Tudo quando bem equilibrado torna-se agradável de ver na fotografia, seja fotojornalismo, seja esportes dinâmicos, como esporte equestre ou automobilístico, seja esportes radicais como surf, skate ou mesmo para citar um exemplo recente, esporte de neve, como foi em sorje, na Rússia, na olimpíada de inverno.
Neste caso que trataremos aqui, ficaremos com o nosso típico esporte equestre. Na nossa região temos predominantemente quatro atividades equestres que são praticados com maior frequência, que são: Vaquejadas, Tambor e Baliza, Corridas de Cavalos e Cavalgadas. Todas estas práticas têm algo em comum além da participação do cavalo como figura principal que é a dinâmica do esporte que envolve estética, velocidade, técnica esportiva e a necessidade de luz adequada para a captura da imagem.

 
Veremos a seguir cada um destes detalhes, que é o que torna possível a realização de fotografias de qualidade adequadas:

Em primeiro lugar a pergunta que cabe agora é: Que máquina posso usar? Podemos usar qualquer máquina que tenha resposta de disparo suficientemente rápida que possa "congelar" a imagem de um animal correndo a média de 40 km. por hora.Que tenha sensibilidade "ISO" superior a 400 para luz intensa e que permita o alcance de "ISO" até 1600, que é onde se tem uma compensação de menos luz sem alterar consideravelmente a qualidade da imagem. Isto é, sem gerar o chamado "ruído", que são aqueles grãos de imperfeição na imagem gerados por luz insuficiente. As máquinas fotográficas que iniciam estes recursos são as chamadas "power Shot", também erradamente entendidas como semi-profissionais, são na verdade máquinas amadoras com recursos avançados, mas que atende bem este propósito.

A segunda pergunta é: Que programa deve ser escolhido para ter os ajustes adequados para conseguir a imagem de qualidade? O DESPORTIVO, aquele que tem o homem correndo. Toda fotografia de velocidade deve ter ajustes de disparo rápido e foco automático, além da visão do fotografo que vai, através do visor, ajustando o enquadramento do objeto fotografado e caso julgue necessário, fazendo disparos contínuos, visando capturar o melhor momento do esporte em questão. Seja vaquejada, seja provas de tambor, seja corridas, isto não muda a atitude fotográfica. Este programa automático da máquina fotográfica faz os ajustes necessários de luz e velocidade, sempre fornecendo a combinação mais adequada para a situação ambiente.

A terceira pergunta seria: Que esporte fotografar? Todos. A fotografia é fascinante, quem já pratica sabe do que estou falando. Mas se você ainda não fotografa, então experimente e perceba o quanto é gratificante registrar uma imagem e eternizar um sorriso de uma criança recém-nascida ou mesmo uma alegria do dia-a-dia, uma paisagem, uma cena qualquer. Quanto ao esporte, a técnica é igual para todos. A diferença estar em você conhecer o esporte que pretende fotografar, conhecer suas regras, quais são seus momentos mais importantes e buscar se posicionar no lugar mais promissor para capturar o momento máximo da prática. Por exemplo: Numa corrida de cavalo seria o momento da chegada, numa posição que seja possível captura o momento da chegada, tendo como referencia o marco da chegada e se possível incluindo o animal, ou animais que chegam em segundo ou terceiro lugares. A agilidade do fotografo é essencial neste momento, pois disparando a máquina no momento certo também será possível capturar a expressão do rosto do primeiro colocado, o que é muito representativo do momento. Todos os esportes requerem este conhecimento de suas regras e se posicionar adequadamente para conseguir uma boa imagem.

Em caso de duvida ou insegurança, observe a posição dos outros profissionais da fotografias e os imitem, mas sempre levando em consideração a segurança pessoal e sem atrapalhar os participantes que estão competindo, como também sem tomar a frente de quem já se posicionou.
Uma regra bem proveitosa para quem pretende fotografar esportes equestres é, antes de tudo, conheça sua máquina, leia atentamente o manual do usuário, veja e conheça seus recursos, experimente e seguidamente vá procurando sempre realizar fotos mais ousadas, mais equilibradas, mais esteticamente perfeitas. Fotografia é luz, a luz certa é essencial na fotografia e afinal, a fotografia se aperfeiçoa fotografando, por isso pegue sua máquina e vá fotografando, logo logo você estará fazendo fotos excelentes. Boa sorte e boas fotos.

Um abraço e até a próxima dica.

Fonte: Parque Tambor 
Adicionar Comentário
  • Nenhum comentário encontrado